quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

SEDUC E PNUD ESTABELECEM PADRÕES PARA AS ESCOLAS ESTADUAIS DO MARANHÃO

Com o propósito demelhorar o processo de aprendizagem nas escolas da rede estadual de ensino, até 2015, será implantado um projeto de padrões de funcionamento em 1.233 colégios estaduais. Inicialmente, o projeto piloto será implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em cooperação técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em 26 escolas jurisdicionadas à Unidade Regional (URE) de São Luís.

"O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes Ribeiro, solicitou a implantação do projeto e assumiu o compromisso na efetivação dos padrões básicos junto às escolas", afirmou a coordenadora técnica do Pnud, Liliane Machiorato, ao apresentar o projeto, nesta quinta-feira (19), aos gestores das escolas e secretários-adjuntos da Seduc. "O secretário tem sido uma presença constante em todo o trabalho, evidenciando que tem seriedade e compromisso com a educação do Maranhão", completou.

Liliane Machiorato, que estava acompanhada dos consultores do Pnud, Antônio Carlos da Ressurreição Xavier e Luiz Guilherme Sperry Ribas, frisou que estas escolas representam o início do processo de implantação dos padrões mínimos de funcionamento das escolas para melhorar o processo de aprendizagem.

Por meio da parceria Seduc e Pnud, o projeto irá trabalhar para padronizar os setores de infraestrutura, implantar um modelo gerencial para colher melhores resultados com monitoramento e avaliação técnica, e padrões básicos de aprendizagem e ensino. Na infraestrutura, a meta é melhorar o ambiente físico das escolas, que serão dotadas de equipamentos e mobiliários padronizados.

As 26 escolas foram selecionadas com base em critérios adotados pela Seduc e Pnud. Entre os quais pertencerem a URE de São Luís, que concentra o maior número de matrículas do ensino, e está entre as escolas que apresentaram baixos indicadores educacionais.

De acordo com Liliane Machiorato, a localização das escolas possibilitará maior facilidade no controle e avaliação do projeto piloto, que deverá ser concluído até abril. Segundo ela, 2014 será o ano da implantação do projeto e os resultados deverão ficar evidenciados a partir de 2015.

O ponto estratégico do projeto e que trata da área pedagógica com a implantação dos padrões mínimos de aprendizagem será implantado, a partir do próximo ano, nas 1.233 escolas da rede estadual de ensino para que qualquer aluno aprenda as disciplinas de forma homogênea e as escolas alcancem melhores resultados educacionais.

A secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, destacou que a Seduc e o Pnud priorizam nesta etapa as ações nas áreas de aprendizagem, gestão e infraestrutura para a melhoria dos indicadores educacionais. Na área pedagógica, o padrão básico de aprendizagem de ensino será trabalhado na perspectiva de implantação em todas as escolas da rede.

Ela ressaltou que o projeto das diretrizes curriculares de educação básica está pronto e será implantado nas escolas da rede para garantir um padrão mínimo de aprendizagem para todos os alunos nas disciplinas de cada série.

Leuzinete Pereira frisou que o projeto irá trabalhar a educação com equidade com a implantação em 26 escolas selecionadas, que serão climatizadas, com carteiras e iluminação careiras padronizadas. A previsão é implantar o projeto em todas as escolas da rede até o final de 2015.

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